Foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde, mais uma morte em decorrência da dengue em Santa Maria. A vítima, de 63 anos, era uma mulher moradora do Bairro Menino Jesus. O óbito ocorreu em 30 de junho. Este é o 14º óbito registrado no município em 2024.
A paciente tinha diagnóstico de hipertensão e estava internada no Hospital da Brigada Militar. Na última segunda-feira (08), outras duas mortes também foram confirmadas. Uma das vítimas era uma adolescente, moradora da área central da cidade e a segunda era uma idosa, moradora da Região Norte.
Nesta sexta-feira (12) Santa Maria contabiliza 2.534 casos de dengue e outros oito seguem em investigação, segundo o Painel de Casos do Governo do Estado.
Além do trabalho da Vigilância em Saúde, que envolve vistorias em residências, pulverizações de inseticida nas regiões e investigação de denúncia, a população pode auxiliar no combate à dengue:
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
- Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
- Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
- Mantenha tampados tonéis e barris de água;
- Guarde garrafas de cabeça para baixo;
- Recolha seus resíduos;
- Use repelente;
- Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina).
Sintomas
Para evitar o agravamento dos quadros, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde é de que a população procure atendimento médico ao apresentar sintomas característicos de dengue. São eles:
- Febre alta com duração de dois a sete dias;
- Dor atrás dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Vômito;
- Diarreia;
- Mal-estar geral;
- Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Denúncias
Em Santa Maria, denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti podem ser feitas pelos telefones (55) 3921-7159 e (55) 7400-5525 (WhatsApp)
*com informações da prefeitura de Santa Maria.